segunda-feira, 28 de maio de 2012

Manuel de Oliveira - A Caça - 1963


banda sonora - português

.


Enviado por  em 20/12/2011
A Caça
A trama desenvolve-se à volta de dois amigos que resolvem caçar sem espingardas.


Enquanto caminham conversam, só que um deles cai num buraco, numa zona pantanosa. O outro colega, aflito corre em busca de auxílio, trazendo atrás de si uma cadeia humana que tenta salvar a vítima, mas não se conseguem entender.

Este filme obteve uma Menção Especial do Júri da Federação Internacional de Cine-Clubes reunido em Toulon, que o considerou a melhor curta metragem.

"Em 1963, quando A Caça foi presente à Censura, o filme terminava com a morte de José. Os censores acharam esse final muito pessimista e colocaram a Oliveira o dilema: ou o filme não passava, ou Oliveira filmava mais um plano em que o rapaz, afinal, se salvava. E com esse happy end (afinal bem pouco happy) o filme foi visto entre 1963 e 1988. Por essa altura, e quando se organizou a Mostra de Cinema Português em Pesaro, propôs-se a Oliveira que refizesse a montagem, eliminando o plano espúrio. Oliveira fê-lo e a versão original (ou seja a versão conforme ao desejo de Oliveira) foi vista, pela primeira vez, em Pesaro, em 1988. Em Portugal, contudo, permaneceu inédita até Outubro de 1993, quando foi apresentada pela primeira vez na Cinemateca no Ciclo "Oliveira, o Culto e o Oculto".


Produção
RealizaçãoManoel de Oliveira
ArgumentoManoel de Oliveira
Elenco originalAntónio Rodrigues Sousa
João Rocha Almeida
Albino Freitas
Manuel de Sá
Idioma originalPortuguês
MúsicaJoly Braga Santos
Diretor de fotografiaManoel de Oliveira
DistribuiçãoFilmes Lusomundo
Lançamento20 de Janeiro de 1964

João Bénard da Costa
(retirado do site amordeperdicao-dot-pt)

No entanto, no livro "Contemporary Film Directors: Manoel de Oliveira", de Randal Johnson, diz que o próprio Manoel de Oliveira resolveu manter a cena imposta, embora seja apenas visível depois do genérico final. O autor, mesmo podendo apagar essa cena, resolveu absorvê-la.

Sem comentários:

Enviar um comentário