banda sonora - português
....-..
Aniki-Bóbó is a 1942 Portuguese fILM by Manoel de Oliveira. It is his first feature-length film. Mostly children, from Oliveira's hometown, Porto, play in its story. The script was adapted by Manoel de Oliveira from a short story by José Rodrigues de Freitas, Meninos Milionários (lit. Millionaire Children). Aniki-Bóbó is a rhyme from a children's game, akin to Eeny, meeny, miny, moe.
The film was not very well received, but with time it gained recognition and was finally accepted as one of the most important Portuguese films of its time. In several respects, this film seems to anticipate Italian neorealism. No other feature film was directed by Oliveira in the next 21 years.
Aniki Bóbó é um filme português de 1942, realizado por Manoel de Oliveira, a sua primeira longa metragem de ficção.
O filme ilustra as aventuras e os amores de certos rapazes da cidade do Porto. É uma viagem à infância através do olho da câmara: olho da memória.
A história do filme é baseada no conto Os Meninos Milionários, da autoria de João Rodrigues de Freitas (1908 - 1976) escritor e advogado.
O filme regressou, em cópia renovada, às salas de cinema a 8 de Dezembro de 2010. A acção esteve associada ao lançamento do filme em DVD pela primeira vez, em versão restaurada e remasterizada em alta-definição, no formato 2K (resolução de 2048×1080 píxeis). (Wikipedia)
«A história é simples, real, ambientada no mesmo cenário de Douro, Faina Fluvial a zona ribeirinha do porto e Gaia. Dois garotos, o Carlos e o Eduardo, gostam da mesma miúda, a Teresinha. Um é audacioso, brigão, atrevido; o outro é tímido, bom, sossegado. A rivalidade vai-se acentuando e, um dia, para agradar à sua (namorada), Carlos rouba, uma boneca. Teresinha sente-se inclinada para ele até que um dia, numa inocente brincadeira, Eduardo escorrega por um talude e cai ao lado de um comboio que passa. Todos pensam que Carlos o empurrou e todos passam a afastar-se dele, enquanto Eduardo sofre numa cama de hospital. Carlos pensa fugir num barco ancorado no cais de Massarelos mas tudo se esclarece por intervenção do dono da "loja das tentações" que vira o acidente e que, no final tira todas as suspeitas de cima de Carlos. E os garotos poderão de novo jogar aos polícias e ladrões, ao jogo do Aniki-Bobó».
- Por Luís de Pina in Breve História do cinema Português.
Aniki-Bobó representa a passagem de Manoel de Oliveira do documentário para a ficção. Desde a fotografia, da responsabilidade de António Mendes, ao enredo, ao desenrolar da acção, tudo se encaixa harmoniosamente no filme, ficando dele uma dimensão poética.
Uma guerra entre crianças, cheia de hipocrisia, egoísmo, que configura o mundo dos adultos.
Rodado em plena 2ª Guerra é uma mensagem de paz, de reconciliação «feita através do dono da "loja das tentações".
E a este propósito Oliveira diz «não esqueçamos que Aniki-Bobó, embora inspirado no conto Meninos Milionários, do Dr. Rodrigues de Freitas foi imaginado e realizado durante a Guerra, em 1941-1942».
Estreado no cinema Éden, a 18 de Dezembro de 1942, a verdade é que mais uma vez o público não acolheu com grande simpatia, mais esta grande obra do cinema português.
.
Sem comentários:
Enviar um comentário