segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Lawrence Kasdan - Silverado

<iframe width="560" height="315" src="http://www.youtube.com/embed/9ibFua7m9rM" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>


Silverado (Dublado) Faroeste - Completo.


dubragem - português

Silverado surgiu em uma época em que os grandes estúdios tentavam revitalizar o gênero western. É bem sintomático chamar a atenção para o fato do filme ter sido produzido em meados da década de 80 quando não havia mais regularidade no lançamento de faroestes no cinema. John Wayne havia partido seis anos antes e deixara uma lacuna, um mercado de fãs de western sem novos lançamentos, sem novos filmes. Como os antigos astros já estavam velhos e aposentados o jeito foi adaptar todo um elenco de novatos para encarar o desafio. O elenco é liderado por Kevin Kline cuja carreira foi construída em cima de comédias como “Um Peixe Chamado Wanda” e “Será Que Ele é?”, não tendo muito a ver com o estilo. Danny Glover da série “Máquina Mortífera” também tenta a sorte. Melhor se saem Brian Dennehy, que aqui repete um personagem bem parecido com o que fez em Rambo, o xerife corrupto que abusa de sua autoridade e Scott Glenn, que lembra fisicamente Clint Eastwood. Outro aspecto curioso de Silverado é a presença de um jovem Kevin Costner interpretando um garotão inconseqüente que sempre se mete em problemas por onde passa.

O enredo de Silverado é derivativo de vários e vários faroestes do passado mas mesmo assim a fita não deixa de ser divertida e competente. Na estória acompanhamos um grupo de amigos que chegam na cidade de Silverado no Colorado (com locações reais no Novo México), agora dominada completamente por um xerife corrupto e seu grupo de capangas. Aterrorizando os moradores o xerife (na realidade um antigo bandoleiro e pistoleiro se fazendo passar por bom cidadão) acaba literalmente tomando conta do lugar, se tornando proprietário do saloon local e das propriedades circunvizinhas à cidade. Para aumentar ainda mais seu domínio ele não hesita em matar, aterrorizar e massacrar todos aqueles que se opõe ao seu poder. A trilha sonora de Silverado, assinada por Bruce Broughton, chama atenção pela sua beleza. De fato a música incidental não deixa espaços em branco durante o filme, preenchendo tudo de forma bem suntuosa. O diretor poderia ter dado mais agilidade ao filme com um corte em sua duração – que muitas vezes soa excessiva – mas o saldo final é positivo. Silverado fez sucesso e agradou ao público na época. Pena que mesmo sendo bem sucedido o filme não conseguiu redimir o gênero que ficaria ainda mais alguns anos na geladeira com poucas e esparsas novas produções.

Silverado (Silverado, EUA, 1985) Direção: Lawrence Kasdan / Roteiro: Lawrence Kasdan, Mark Kasdan / Elenco: Kevin Kline, Scott Glenn, Danny Glover, Kevin Costner, John Cleese, Rosanna Arquette, Brian Dennehy, Linda Hunt, Jeff Goldblum / Sinopse: Um xerife inescrupuloso e corrupto (Brian Dennehy) domina a pequena cidade de Silverado. Contra ele se opõem um grupo de cowboys e bandoleiros que irão partir para a vingança.

Pablo Aluísio e Júlio Abreu.

http://western-pabloaluisio.blogspot.pt/2012/07/silverado.html

Sem comentários:

Enviar um comentário