segunda-feira, 7 de maio de 2012

Pasolini - O Evangelho segundo S. Mateus (Il vangelo secondo Matteo) (1964)

 



Enviado por  em 16/10/2011
Nenhuma descrição disponível. Legendas em espnahol


Enviado por  em 30/09/2011
Dir.: Pier Paolo Pasolini. Italian with English subtitles. Il Vangelo Secondo Matteo

Il Vangelo Secondo Matteo é um filme franco-italiano de 1964 dirigido por Pier Paolo Pasolini. Estrelado por Enrique Irazoqui (Jesus), Margherita Caruso e Susanna Pasolini (mãe de Jesus).

O Cristo de Pasolini

Uma visão diferente (e francamente esquerdista) da pregação e martírio de Jesus Cristo. Em vez do cordato pastor, um líder, que reivindica e se enfurece. A intenção de Pasolini era mostrar Jesus como um homem de seu tempo. Para isso, preferiu atores amadores ou pessoas do povo.
O filme reinventa a figura mítica do Cristo partindo dos diálogos tirados do Evangelho de Mateus, considerado o mais realista dos quatro. O Cristo de Pasolini é um homem severo e inflexível, "diz que não veio trazer a paz, mas a espada".[1]
Inquieto com o avanço industrial na Itália (1950 e 1960), que dizia comprometer a diversidade cultural, Pasolini utiliza no filme, em contraponto, os elementos poéticos e míticos da cultura ancestral, como o sacrifício necessário à sacralização e ao renascimento.
Marxista, desde jovem, ateu e anticlerical, o cineasta utiliza recursos relacionados com o cristianismo que absorveu da mãe, como o sacrifíio e a pureza mítica, como indissociáveis dos ideais revolucionários e de uma ideia de liberdade que não excluia o sacrifício de sangue



Sem comentários:

Enviar um comentário